Teolong deve ser administrado com cautela e somente se necessário nos seguintes casos
- Angina instável (dor no peito por problemas no coração);
- Pacientes com risco de taquiarritmia (aceleração dos batimentos cardíacos);
- Hipertensão grave (pressão alta grave);
- Cardiomiopatia obstrutiva hipertrófica (doença onde o músculo do coração está espessado);
- Hipertireoidismo (glândula tireóide produz muito hormônio da tireoide);
- Histórico de epilepsia (convulsão cerebral);
- Úlcera gástrica e/ou úlcera duodenal;
- Porfiria (grupo de doenças que se manisfestam como alterações de pele e/ou neurológicas).
Informe sempre ao médico sobre possíveis doenças do coração, dos rins, do fígado, febre persistente ou outras que esteja apresentando, para receber uma orientação cuidadosa.
A febre pode diminuir a elimação da teofilina, e poderá ser necessário reduzir a dose. Fale com o seu médico se tiver febre.
O uso da teofilina em pessoas idosas, pacientes com múltiplas patologias e que estão seriamente doentes e/ou que estejam sob cuidado intensivo é associado aum risco mais elevado de toxicidade.
A monitoração terapêutica da droga deve, portanto, ser executada.
Caso o medicamento não faça efeito suficiente e no caso de eventos adversos, seu médico deve monitorar a concentração do medicamento no seu sangue.
Efeitos na habilidade de dirigir e operar máquinas
A teofilina pode afetar a habilidade do indivíduo para dirigir veículos, operar máquinas, ou trabalhar de maneira segura sob circunstâncias perigosas.
Isto se aplica, particularmente, quando o medicamento é tomado com álcool ou outras drogas que podem afetar habilidades motoras.
Gravidez e lactação
A segurança de teofilina, que cruza a barreira placentária, ainda não foi estabelecida, devido à inexistência de estudos bem controlados e adequados em gestantes.
Teolong não deve ser utilizado durante a gravidez, principalmente no primeiro trimestre e deve ser administrado às gestantes se estritamente necessário.
Durante o segundo e terceiro trimestre de gravidez, a teofilina não deve ser administrada, a menos que os benefícios compensem claramente os riscos.
Período de amamentação
A teofilina é excretada no leite materno. Portanto, recém-nascidos e bebês amamentados por mães devem ser monitorados com atenção.
A amamentação deve idealmente ocorrer imediatamente antes de uma dose da droga. As mães que requerem doses terapêuticas elevadas devem interromper a medicação ou substituir por outra a critério médico.
Fertilidade
Não existem dados clínicos sobre fertilidade em seres humanos. Os dados não clínicos sobre a teofilina revelam efeitos adversos sobre a fertilidade do homem e da mulher.
Interações medicamentosas
Interações com outras xantinas, betasimpatomiméticos, cafeína e substâncias similares têm sido relatadas.
A teofilina pode ter a meia-vida mais curta e/ou a biodisponibilidade e eficácia diminuídas
- Em fumantes;
- Se administrada com pentobarbital a dose de teofilina pode precisar de aumento.
Os principais fármacos que interagem com Teolong são
Alopurinol, aminoglutetimida, barbitúricos (especialmente pentobarbital), carbamazepina, cimetidina, ciprofloxacino, claritromicina, diazepam, digoxina, diltiazem e outros bloqueadores de canais de cálcio, dissulfiram, diuréticos, enoxacino, eritromicina, contraceptivos orais contendo estrogênio, fluvoxamina, formoterol, halotano, imipenem, vacina contra influenza, isoniazida, interferon alfa-A recombinante humano, isoproterenol (IV), lítio, macrolídeos (josamicina, espiramicina), metotrexato (MTX), mexiletina, moricizina, pentoxifilina, fenobarbital, fenitoína, primidona, propafenona, propranolol, rifampicina, sulfimpirazona, tacrina, tiabendazol, ticlopidina, troleandomicina, verapamil e zileuton.
Exames laboratoriais
Pode ocorrer elevação dos níveis de cálcio e creatinina, queda de pressão arterial, distúrbios ácido-básicos.