Durante o uso do medicamento alguns cuidados devem ser tomados como os descritos a seguir:
Queda repentina da pressão (e tonturas):
As pessoas que estiverem se tratando com Benicar HCT devem ficar atentas ao fato de poderem sentir tontura, especialmente nos primeiros dias.
Mau funcionamento dos rins:
Pode haver alteração no funcionamento dos rins durante o tratamento.
Em portadores de doença renal grave, pode haver piora do funcionamento dos rins e podem aparecer efeitos cumulativos do medicamento.
Deficiência do fígado:
Benicar HCT deve ser usado com cuidado em pessoas com mau funcionamento ou doença progressiva do fígado.
Reações alérgicas:
Pessoas que já tiveram alergias ou bronquite asmática ou mesmo aquelas que nunca tiveram, podem apresentar reação ao uso do medicamento devido à presença da hidroclorotiazida.
Lúpus eritematoso:
Os diuréticos tiazídicos podem aumentar ou iniciar a manifestação do lúpus (doença do sistema imunológico).
Ações sobre o metabolismo:
Pode ocorrer aumento da quantidade de açúcar no sangue com o uso de diuréticos tiazídicos. Diabetes melito latente pode se manifestar durante o tratamento com diuréticos tiazídicos.
Pode, ainda, ocorrer aumento dos níveis de colesterol, triglicérides, ácido úrico no sangue ou crises de gota.
Desequilíbrio dos sais do sangue:
Os sintomas desses desequilíbrios (detectados em exames de sangue) podem ser boca seca, sede, fraqueza, lentidão dos movimentos, sonolência, inquietação, dores musculares ou câimbras, cansaço muscular, queda repentina da pressão arterial, diminuição do volume de urina, palpitações, náuseas e vômitos.
Pacientes utilizando sequestradores de ácidos biliares:
A dose de Benicar HCT deve ser tomada preferencialmente 4 horas antes da dose do sequestrador de ácidos biliares.
Pacientes utilizando antiinflamatórios não esteroidais:
O uso desses medicamentos junto com Benicar HCT pode levar à piora da função dos rins. O efeito de Benicar HCT pode ser reduzido pelo uso concomitante de antiinflamatórios.
Informe o seu médico se você faz uso de outros medicamentos para reduzir a pressão, lítio ou alisquireno. Pacientes utilizando esses medicamentos podem necessitar de um monitoramento terapêutico mais próximo.
Gravidez e lactação:
Informe ao seu médico se estiver amamentando. O médico deverá decidir se descontinua a amamentação ou o uso de Benicar HCT .
Uso em crianças:
Não foram estabelecidas a eficácia e segurança em pacientes menores de 18 anos.
Uso geriátrico:
Nos estudos realizados com Benicar, não foi observada nenhuma diferença entre pacientes idosos e os mais jovens quanto à eficácia e segurança.